Assunto Sério - Cosméticos

julho 07, 2010

Oi gentemm!
Como estão?


Hoje o Assunto Sério!
Leio sempre as materias do site Dermatologia net, e vi este artigo sobre alergia a cosmeticos, como amamos tudo isso, segue texto na íntegra pra vocês.



Estética
"Dermatite de contato a cosméticos
Cosmético é todo produto aplicado sobre a superfície do corpo com a finalidade de limpar, embelezar ou modificar a sua aparência. O aumento da busca pela beleza, especialmente pelas mulheres, mas também pelos homens, levou ao incremento de produtos cosméticos segmentados, com produtos também para a pele infantil e negra.
Com isso, a quantidade de produtos aumenta, aumentando também o "contato" com diferentes ativos (substâncias) nas formulações. 

Maioria das reações adversas são leves 

Apesar da ampla utilização de cosméticos, os eventos adversos sérios não são frequentes. Reações leves, como coceira, ardor ou ressecamento, podem ocorrer em mais de 10% da população adulta. No entanto, o vasto uso de cosméticos e a falta de uma regulamentação precisa fazem com que seja difícil descobrir detalhadamente todos os componentes das formulações.
A dermatite de contato por irritação é a reação adversa mais comum a cosméticos. Produtos para a limpeza da pele, tais como sabonetes, xampus e desodorantes são os irritantes mais importantes. As reações mais frequentes são em consequência do uso continuado e cumulativo.
Pacientes que apresentam alteração da camada mais superficial da epiderme (camada córnea), como os atópicos e os idosos, são mais predispostos a ter reações irritantes devidas aos cosméticos.

Síndrome da intolerância a cosméticos

Além dos sinais e sintomas típicos de inflamação, como vermelhidão, inchaço e formação de pequenas bolhas (vesículas), uma irritação subjetiva pode ocorrer. Trata-se de uma resposta não inflamatória aos produtos aplicados na pele.
Esta resposta é caracterizada por uma reação sensorial, com ardor, queimação, coceira, mas sem alterações cutâneas visíveis. Isto é o que pode-se chamar de "pele sensível". Esta reação é conhecida por dermatite de contato sensorial ou subjetiva ou, ainda, síndrome da intolerância a cosméticos.
A queixa sensorial se restringe à face. O paciente reclama de reações no rosto, mas consegue utilizar o mesmo produto no resto do corpo. Algumas substâncias que podem desencadear a pele sensível seguem ao lado: ácido benzóico, ácido cinâmico, emulsificantes não-iônicos, laurilssulfato de sódio, bronopol, ácido lático, propilenoglicol, uréia e ácido sórbico. 

Fragrâncias e esmalte de unhas são os principais responsáveis

Vários componentes de cosméticos podem ser alergênicos, mas as fragrâncias são a principal causa de alergia a cosméticos. Formam um grupo de mais de 3.000 substâncias que são usadas numa ampla variedade de produtos, incluindo os chamados "sem perfume", com o intuito de disfarçar odores indesejados de alguns componentes da formulação.
Entre as substâncias utilizadas nos testes de contato para identificar o agente causador das dermatites, a mais frequentemente positiva é a resina tonsilamina/formaldeído, presente nos esmaltes de unhas e causa de eczemas principalmente nas pálpebras e região do pescoço, mas raramente afetando a região ao redor das unhas. Em estudo realizado, a positividade à tonsilamina chegou a 70,7%.


Para saber mais sobre dermatites de contato, clique aqui.
Fonte: Jornal Rio Dermatológico (artigo de Denise S. Fagundes e Andréia M. Moreira)."

Materia retirada do site dermatologia.net.



You Might Also Like

8 Deixaram recadinhos!

  1. eu tb nao moro no Rio não!!! hehehe
    mas em relação ao seu post, é verdade, muitos cosmeticos dão alergia a varoas pessoas!
    minha irma mesmo sofre mto com isso..
    por isso outro dia fiz um post no meu blog sobre maquiagem mineral, minah dermato me indicou, pois ela disse q nao dá alergia!
    =)

    ResponderExcluir
  2. tpo.. eu tomo mega cuidado com essas coisas..
    sempre compro de marcas conhecidas e que eu ja conheça alguem que tenha usado.. por que é foda mesmo, alergia é uma coisa hiper séria, e ainda mais eu que so alergica a quase tudo..

    tem que tomar muito cuidado mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto!
    O blog tá lindo heim flor!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Hi girls! Td bom?!
    Venho aqui para dizer que amei o blog de vcs, achei maravilhoso, de coração *-*!
    Amei o post sobre os cosméticos, mto bom!

    Quero aproveitar p/ convidá-las a conhecer o meu cantinho tbm!
    autenticasporopcao.blogspot.com ok?!

    Espero vcs por lá!
    Bjks, Gabss!

    ResponderExcluir
  5. ih Ellen, tenho alergia até ao pensamento!!! Tenho dermatite atópica e ssooffrroo um bocado com isso. É uma loucura: compro o produto, uso e só depois veo se vai dar certo. É um jogo de acerto-erro... já perdi muitos produtos assim... aí, eu vendo, troco ou dou pra alguma amiga... é complicado ter alergias a quase tudo... conforme fui lendo seu texto, tenho tudo que foi descrito... bjk

    ResponderExcluir
  6. oi flor, adorei akiii e to seguindo ta???te convido p/ fazer uma visita em meu blog e se kiser seguir tmb ta???
    mimusbia.blogspot.com

    bjim!

    ResponderExcluir
  7. Lindonaaaaaaaa!!
    Td jóia??
    Saudades, viu???
    Pense q maravilha estas amizades proporcionadas pela blogosfera... nunca imaginei q conheceria alguma de minhas amigas virtuais pessoalmente... amei a doçura, a simpatia e atenção da Lilian, fiquei muito emocionada mesmo... são coisas especiais que Deus prepara para nós, né??
    Que mais magra??? Que nada, são seus olhos de amiga!! Ultimamente não estou muito bem , ando meio tristinha e desconto td nos chocolates, aí já viu, né?? A balança desaba, kkkkkkkk, mas confesso q não crio neuras com isto não...
    Eu tenho dermatite de contato, sabia?? Ano passado tive uma descamação fortíssima no queixo, pálpebras e lateral das bochechas, aí a dermato me proibiu de usar esmaltes, só que eu criei um sanduíche: passo 1º base hipoalergênica+esmalte da minha preferência+ óleo secante hipoalergênico (uso da Argento) e nunca m,ais tive problemas, graças a Deus!!Do contrário, o q seria de mim, esmaltólotra de plantão?? Rsrsrs.
    Bjo graaaaaaaande e aparece...

    ResponderExcluir
  8. Que post legal Kika! Vale muito a pena ler antes de comprar qualquer porcaria e enfiar na cara =]
    Acho bem legal quando as blogueiras trazem o lado "sério" das coisaslegais =)

    ResponderExcluir

Quero saber o que você acha!

Eu Sou do CBBlogers

Subscribe